domingo, 12 de dezembro de 2010

Quimioterapia paliativa para metástases pulmonares

Radiografia de tórax de cão apresentando extensa proliferação metastática (padrão miliar)

Metástases pulmonares são muito comuns em casos de neoplasias malignas (como adenocarcinoma mamário, osteossarcoma, hemangiossarcoma). É muito comum que sejam visualizados nódulos únicos ou padrão miliar, ou seja, pequenos nódulos em todo o parënquima pulmonar. 
É importante que infecções fúngicas sejam consideradas antes de concluir que nódulos pulmonares são cancerígenos. A história de uma neoplasia em outro local, histórico de visita a áreas endëmicas de fungos e uma citologia da massa ou massas pulmonares conclui o diagnóstico. No entanto, é necessário que a citologia seja realizada por veterinário experiente, para minimizar os riscos de pneumotórax e laceração pulmonar. Também deve-se evitar fazer citologia aspirativa de massas únicas na cavidade torácica ou abdominal para evitar disseminar células neoplásicas no trajeto da agulha.
Nala é uma boxer que teve um nódulo removido do membro torácico e meses depois apresentou dificuldade respiratória, tosse e intensa claudicação, além de hiporexia (se alimentava menos do que o normal). Foram encontrados ao Rx uma massa em tórax e proliferações ósseas nos membros torácicos direito e esquerdo. Foi iniciado o tratamento quimioterápico e o seu estado geral melhorou muito, voltando a alimentar-se, brincar, parou de mancar e suas tosses se tornaram mais esporádicas.

Exame radiográfico de tórax evidenciando uma massa em região de lobo pulmonar cranial medindo aproximadamente 10cm

Exame radiográfico do membro torácico direito mostrando 
osteopatia hipertrófica (note proliferação no periósteo)
Osteopatia hipertrófica é uma resposta periosteal no osso a uma doença crônica, como uma neoplasia primária ou secundária em tórax. Pode haver edema nos membros e o animal manca com frequência (claudicação). Se a doença pulmonar for tratada as lesões ósseas regridem rapidamente.

Exame radiográfico de tórax do paciente anterior evidenciando massa medindo aproximadamente 12,5cm.
Houve pequeno aumento da massa torácica em 2 meses mas os sinais clínicos melhoraram substancialmente. Este tratamento proporcionou ao paciente melhora na qualidade de vida.

Neste caso o tratamento quimioterápico não é curativo, mas paliativo, ou seja, ele busca oferecer uma melhora na qualidade de vida do paciente e conter o crescimento e disseminação da doença.

Dra Luana Torres
Médica Veterinária
 

8 comentários:

  1. Boa noite Dr. Luana, sou estudante de Medicina Veterinária na Faculdade de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB).
    Estou estagiando no hospital da faculdade e minha orientadora me deu um tema para seminário técnico que é: "Opções de quimioterapia para metástase pulmonar". Infelizmente estou tendo muita dificuldade para encontrar artigos sobre o assunto (ou talvez não esteja sabendo procurar direito, já que estou somente no segundo ano ainda).
    No meio dessa minha procura encontrei seu blog e gostaria, em primeiro lugar, de parabeniza-la pela iniciativa de dividir informações. Gosto muito de oncologia e possivelmente será a área em que irei me especializar, até porque aqui em Bragança não temos oncologistas.
    Gostaria de saber se você poderia me passar informações sobre o tema do meu seminário, ou pelo menos me dar uma direção de onde ou em que livros posso encontrar informações necessária sobre o assunto, ficaria extremamente grata.

    Obrigada desde já.

    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Juliana, existem livros de oncologia veterinaria como o Veterinary Oncology, do autor Withrow em ingles, ou o livro Oncologia Veterinaria do Dr. Daleck e Andrigo Di Nardi. Artigos voce encontrara no pubmed, a maioria em ingles, ja que os journals de referencia sao dos EUA. JAVMA, JAAHA, Vet Comparative Oncology sao alguns dos periodicos mais lidos e publicados em relacao a oncologia veterinaria.
      Estou a disposicao para o q precisar,
      Atenciosamente,
      Dra. Luana Torres

      Excluir
  2. Nota de esclarecimento:
    Infelizmente nao posso avaliar casos pela internet. Procure o seu veterinario ou o atendimento de um oncologista veterinario para avaliacao do seu animal pessoalmente. O veterinario apos o exame fisico ira avaliar exames diagnosticos como exames de sangue, radiografias, ultrassom, citologia aspirativa e/ou biopsia para determinar o melhor tratamento adequado ao caso especifico do seu animal. Este blog tem o objetivo educacional, e nao serve como servico de acessoria ou avaliacao de casos a distancia. Atenciosamente,
    Dra. Luana Torres

    ResponderExcluir
  3. Dra. Luana,

    A osteopatia hipertrófica associada a um processo neoplasico pulmonar, é passível de cura? Tenho um cocker muito amado que tem 9 aninhos e foi diagnosticado com isso... Estou desesperada e não quero que meu melhor amigo sofra desnecessariamente, mas por outro lado, se houver alguma esperança / chance eu gostaria de tentar. Por favor a dra. pode comentar algo acerca da situação? Desde logo agradeço...

    ResponderExcluir
  4. Minha cocker está com metástase pulmonar, tive três opiniões e perdi as esperanças. Não sei o que fazer, não quero vê-la sofrer. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    A 10 dias minha cachorra foi diagnosticada com 2 nódulos de 3cm, mais uma massa grande "densidade água". Meu veterinário receitou predsim 40gm 12/12h por 20 dias e só.

    Ela é uma labradora-akita com 9 anos, não castrada e ninguém diagnosticou mais nada fora isso. Sangue normal, o baço está aumentado e só.

    Estou procurando saber se estou no caminho certo, consultei ouro veterinário e não me deu novas opções. Estou no interior do estado de São Paulo, procurando um veterinário mais para me dar mais orientações, exames, cirurgia, tratamentos, o que for.. Nem se for apenas para ela não sofrer. Mas ainda não encontrei ninguém. Onde a doutora está? Acha válido uma avaliação sua?

    ResponderExcluir
  6. Por quanto tempo a quimio estendeu a vida da paciente?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Qual tipo da quimioterapia que foi usada assim posso comentar com minha veterinária. A Rebeca está com o mesmo problema o raio x é igual.

    ResponderExcluir