terça-feira, 10 de maio de 2011

Osteossarcoma

O osteossarcoma é a neoplasia óssea mais comum dentre os pequenos animais, chegando a 85% de todas as neoplasias malignas originadas no esqueleto apendicular. O osteossarcoma pode se desenvolver primariamente tanto no sistema esquelético quanto em sítios extra-esqueléticos. 

O prognóstico associado ao osteossarcoma é reservado devido ao seu comportamento extremamente maligno e o tratamento indicado é o cirúrgico com amplas margens e tratamento adjuvante quimioterapia. De acordo com estudos científicos os cães com osteossarcoma que são tratados unicamente com cirurgia tem sobrevida média de 4 a 6 meses. Isto acontece porque no momento do diagnóstico já existem micrometástases no pulmão, que não são visualizadas ao exame radiográfico comum. As metástases pulmonares causam dificuldade respiratória e diminuem a qualidade de vida do paciente.


Quando a quimioterapia é associada ao tratamento cirúrgico a média de sobrevida aumenta para 10 a 12 meses, podendo ser maior em alguns casos.

A radioterapia é um tratamento localizado ao local do osteossarcoma e paliativo, ou seja, ele ajuda com a dor mas nao consegue atingir as metastases distantes ou remover todas as celulas tumorais. Vai ajudar muito em casos de osteossarcomas apendiculares em que a cirurgia nao é realizada. No entanto, nao vai aumentar o tempo de sobrevida do animal, sendo indicada para o controle da dor. 

Membro afetado edemaciado, quente e sem apoio por causa da dor.
Havia estase linfática e todos os sinais de inflamação



Exame radiográfico de membro posterior direito apresentando reação periosteal
tipo “sunburst” e áreas de lise óssea em região distal de tíbia e fíbula

Nalu apresentou um osteossarcoma em sua pata traseira e foi tratado com amputação do membro. O dono recusou o tratamento quimioterápico.


A quimioterapia adjuvante é muito importante em casos de osteossarcoma pois este tratamento aumenta muito as chances de sobrevida do paciente.  
A cirurgia retira o tumor macroscópico e a quimioterapia combate as células do câncer remanescentes que ficaram no local ou que foram transportadas pela corrente sanguínea e vasos linfáticos para locais longe do tumor primário ( metástases).


Dra Luana Torres
Médica Veterinária

Um comentário:

  1. Nota de esclarecimento:
    Infelizmente nao posso avaliar casos pela internet. Procure o seu veterinario ou o atendimento de um oncologista veterinario para avaliacao do seu animal pessoalmente. O veterinario apos o exame fisico ira avaliar exames diagnosticos como exames de sangue, radiografias, ultrassom, citologia aspirativa e/ou biopsia para determinar o melhor tratamento adequado ao caso especifico do seu animal. Este blog tem o objetivo educacional, e nao serve como servico de acessoria ou avaliacao de casos a distancia. Atenciosamente,
    Dra. Luana Torres

    ResponderExcluir