Citologia aspirativa - Linfoma em coelho. Note a presença de diversos linfócitos de diferentes tamanhos. |
O linfoma pode ser cutâneo, visceral, mediastinal ou multicêntrico. O tipo de linfoma mais comum em cães é o multicênctrico e o mais comum em gatos é o linfoma gastrointestinal.
Um dos sinais clínicos mais comuns em cães com linfoma é o aumento do tamanho dos linfonodos (linfadenomegalia). O linfoma também pode causar hipercalcemia da malignidade, causando o animal a beber mais água, urinar mais (polidipsia e poliúria), e se sentir cansado e indisposto. Essa condição é uma emergëncia clínica e deve ser tratada com fluidoterapia intensiva. A hipercalcemia é resolvida com o tratamento quimioterápico.
Existem diversos protocolos para o tratamento, e a escolha é feita de acordo com o paciente e o tipo de neoplasia. Dependendo do tipo celular (B ou T) o tratamento pode conseguir remissão em 90% dos casos. A maioria dos pacientes com linfoma que recebem tratamento quimioterápico usando protocolo intensivo (poliquimioterapia) estão vivos um ano após o diagnóstico (75%). Este protocolo é o mais indicado para animais com linfoma e usa 4 medicamentos diferentes, durante 25 semanas.
Os retornos devem ser feitos periodicamente para detectar o recorrëncia do tumor cedo, e podendo assim recomeçar o tratamento quimioterápico, buscando uma segunda remissão.
Linfoma cutaneo em cão |
Dra Luana Torres
Médica Veterinária
Muito bom o texto... de facil interpretaçao, me ajudou muito :D
ResponderExcluirNota de esclarecimento:
ResponderExcluirInfelizmente nao posso avaliar casos pela internet. Procure o seu veterinario ou o atendimento de um oncologista veterinario para avaliacao do seu animal pessoalmente. O veterinario apos o exame fisico ira avaliar exames diagnosticos como exames de sangue, radiografias, ultrassom, citologia aspirativa e/ou biopsia para determinar o melhor tratamento adequado ao caso especifico do seu animal. Este blog tem o objetivo educacional, e nao serve como servico de acessoria ou avaliacao de casos a distancia. Atenciosamente,
Dra. Luana Torres
.
ResponderExcluircomo consgio seu contato sou estudante de veterinaria e gostaria de alguma informaçoes
ResponderExcluir