domingo, 12 de dezembro de 2010

Efeitos colaterais da quimioterapia em animais


Os efeitos colaterais da quimioterapia variam de acordo com o medicamento utilizado no tratamento, já que cada droga age de uma forma diferente farmacologicamente. A quimioterapia age nas células que estão se dividindo rapidamente (células do cäncer e células normais do corpo) em diferentes fases do ciclo celular. Por isso os efeitos colaterais mais comuns são vömito, diarréia, náusea, já que as células do sistema gastrointestinal se multiplicam frequentemente para reposição da mucosa. Esses efeitos colaterais leves acontecem em 25% de todos os pacientes tratados com quimioterapia e a maioria desses sinais pode ser tratada com medicações orais em casa. Apenas 1% de todos os pacientes precisam ser internados para tratamento dos efeitos colaterais graves (utilizando fluidoterapia e antibióticos). Os efeitos colaterais em animais tratados com quimioterapia são bem leves comparados com os efeitos colaterais em humanos, já que as doses aplicadas em humanos são bem maiores e o objetivo do tratamento é a cura completa. Em animais o objetivo da quimioterapia é prolongar a sobrevida mas sempre preservando a qualidade de vida.

Os medicamentos quimioterápicos também causam mielossupressão pelo mesmo mecanismo (atacam as células da medula óssea que se multiplicam rapidamente). Portanto, é importante fazer um hemograma antes de toda e qualquer aplicação de quimioterápico para avaliar se os números celulares são suficientes para que o paciente combata qualquer infecção que ele venha a adquirir em sua rotina normal. Também é importante repetir o hemograma em 7 dias para avaliação da leucopenia (número baixo de células brancas no sangue) e verificar a necessidade de antibióticos profilático e diminuição da dose na próxima sessão quimioterápica. 

O médico veterinário oncologista também escolhe os exames bioquímicos dependendo da droga a ser utilizada, de acordo com a farmacologia e forma de excreção. Se a droga é excretada pelos rins ou pelo fígado é necessário acompanhamento da função renal e hepática antes da sessão de quimioterapia. E um ecocardiograma e eletrocardiograma podem ser necessários antes do tratamento, caso a droga escolhida para tratamento afete a função cardíaca. 

A alopecia é a perda de pêlo em algumas áreas do corpo do animal. É comum a perda de pêlos após o tratamento quimioterápico em yorks, poodles, shitzus, lhasa apsos e outras raças de pequeno porte em que o tipo do pêlo tem crescimento contínuo. Em gatos é possível a perda dos bigodes. Em ambas espécies os pêlos voltam a crescer após o término do tratamento quimioterápico.






A Meg, uma york que passou por tratamento quimioterápico para o controle de um câncer mamário, apresentou rarefação e perda de pêlo em alguns locais (principalmente cabeça e face).



Dra Luana Torres
Médica Veterinária
 

18 comentários:

  1. Nota de esclarecimento:
    Infelizmente nao posso avaliar casos pela internet. Procure o seu veterinario ou o atendimento de um oncologista veterinario para avaliacao do seu animal pessoalmente. O veterinario apos o exame fisico ira avaliar exames diagnosticos como exames de sangue, radiografias, ultrassom, citologia aspirativa e/ou biopsia para determinar o melhor tratamento adequado ao caso especifico do seu animal. Este blog tem o objetivo educacional, e nao serve como servico de acessoria ou avaliacao de casos a distancia. Atenciosamente,
    Dra. Luana Torres

    ResponderExcluir
  2. minha cachorra fez a primeira sessao de quimio dia 10/08 e apresentou casos severos de vomito e diarreia levei a para tomar soro e ate agora nao vomitou nem teve diarreia gostaria de saber quanto tempo dura esses efeitos colaterais ela nao come tive que dar na seringa raçao AD e depois de um tempo agua de coco tbm na seringa mas ela nao come por vontade propria mesmo estando com fome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia como esta sua cachorra? Estou passando pela mesma situação gostaria de saber quanto tempo ela fica assim?

      Excluir
  3. Nossa estou passando por isso com meu Bili, 1° dia pos a quimio ele não quer beber água e nem comer, não sei o que eu faço.

    ResponderExcluir
  4. Nossa estou passando por isso com meu Bili, 1° dia pos a quimio ele não quer beber água e nem comer, não sei o que eu faço.

    ResponderExcluir
  5. Gente, tentem mudar a alimentação. Ao invés de ração, passem a dar a AN - alimentação natural (obviamente com o devido aocmpanhamento de profissional). Fiz isso com meu cachorro e durante os 4 meses de químio ele sempre manteve o apetite em ordem, pois é sabido que duante esse periodo eles perdem naturalmente o apetite..
    Tentem isso! Thor engordou 1,5KG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Fernanda Leite, como está seu cachorro? Preciso de orientações sobre quimio para cães, estou apreensiva...
      Obrigada.

      Excluir
  6. se a cachorra esta tomando isso ela pode dar de mamar ?

    ResponderExcluir
  7. Estou passando isso também com minha neguinha. Ela não come nada já tentei de tudo como eu faço?? Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  8. Estou passando também com minha neguinha.já tentei de tudo para ela comer. O que eu faço me ajudem por favor. Me responda já estou desesperada

    ResponderExcluir
  9. por favor, gostaria de saber qual o tempo de isolamento do local onde fica o cao que esta fazendo quimio (tenho duas), a que esta em tratamento fica na garagem na frente da casa, e a outra fica em casa. esta um pouco complicado, pois as duas sao acostumadas dentro de casa e a ficarem juntas. como descartar as fezes adequadamente? agradeco!

    ResponderExcluir
  10. A minha dhule fez a segunda sessao e esta grave vomitando sangue sem come nada

    ResponderExcluir
  11. bom dia Dra. poderia mandar seu email por favor!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!! A minha cachorra também está mal apos a primeira quimioterapia. Entrei com medicamentos que a veterinária receitou mas ela não quer comer, está com vômito e diarreia. Não sei oq fazer. Sempre que coloco alimento em sua boca a situação piora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela melhorou? O meu esta assim, mesmo com medicamentos na veia, esta com diarreira e vomito

      Excluir
    2. Elisa como está sua cachorra? Minha segunda sessão, não come ,chora e vomito.
      Que desespero! Continuou o tratamento com sua?

      Excluir
  13. Bom dia, minha cachorra da raça Beagle de 12 anos passou por um cirurgia de um carcinoma de aspecto maligno de tireóide o tumor cresceu rapido, estava tamanho de uma laranja e foi encaminhada para quimioterapia, com o medicamento Dexorrubicina. Ja fez uma sessão da quimio faz 11 dias. É possível não dar nenhum efeito colateral? O cocô dela ta durinho, sem vomito e comendo muito bem. Desconfiada.Está melhor que antes, sendo que eu estava muito preocupada com os efeitos colaterais.

    ResponderExcluir
  14. Olá a todos, sou Ana Clara de São Paulo, nunca acreditei no feitiço até encontrar um homem chamado Dr.ebosele, que me ajudou a lançar um feitiço que traz de volta meu ex-amante que me deixou por um ano antes do nosso casamento, His feitiços funciona além da minha imaginação e hoje estou felizmente casado com um filho e eu e meu [ex-amante] agora marido estão muito felizes mais do que nunca, o que mais eu posso dizer em vez de dizer, obrigado Dr.ebosele por estar lá por Eu, entre em contato com ele agora, no número de detalhes da Whatsapp +2348147461232 ou envie um e-mail para dreboselesolutioncenter@hotmail.com, ele também pode ajudá-lo nos seguintes detalhes


    (1) Spell para proteção contra perigo
    (2) Spell para sonhos ruins.
    (3) Feitiço para amor do mesmo sexo
    (4) Feitiço para cura
    (5) Espetáculo para invisibilidade
    (6) Espetáculo para proteger suas riquezas e fama
    (7) Ervas para câncer
    (8) Feitiço para amor e relacionamento fortes
    (9) Ervas para fibróide
    (10 Ervas para vírus herpes simple ou qualquer outra doença
    (11) feitiço para a beleza
    (12 ervas para vih

    ResponderExcluir